terça-feira, 25 de maio de 2010

Google comemora 30 anos do game 'Pac-Man' com logo interativo

Pac-Man faz 30 anos e se torna referência de uma geração.

Depois de passar dois dias na página principal do Google, o Doodle – logotipo modificado da empresa, usado em ocasiões especiais – interativo em comemoração aos 30 anos do game "Pac-Man" ganhou endereço próprio. Ao acessar www.google.com/pacman, os internautas podem tentar vencer os 255 níveis de dificuldade e “zerar” o game.

Há 30 anos ele come pastilhas e frutinhas sem parar, mas nem por isso o Pac-Man deixou de ser uma bolinha amarela esbelta. Está certo que frutas fazem bem à saúde e ninguém sabe do que as pastilhas são feitas, mas fugir dos fantasmas que o perseguem certamente é um dos segredos da boa forma desse “trintão”, que marcou uma geração. Jovens japonesas inventam moda e pintam Pac-Man nas unhas.



Ideia simples é apontada como razão do sucesso do jogo


A ideia de uma carinha “smiley” – famosa iconografia americana - que precisa comer todas as pastilhas existentes em um labirinto, sem se deixar alcançar por fantasmas, é apontada por fãs de Pac-Man como um dos segredos do sucesso planetário do jogo. "A comunicação que existe entre Pac-Man e o jogador é muito simples". Você aprende a jogar na primeira manipulada do manche.

“O Pac-Man, os fantasminhas, as frutinhas, tudo isso virou referência iconográfica”, observa a designer gráfica Isabel Lippi, de 35 anos. “Se você quer falar dos anos 80, provavelmente vai lembrar do Pac-Man. É quase a estética de uma época”, complementa ela, que tirou a sua foto do perfil na rede social na internet Facebook e pôs uma imagem dos fantasmas. "Temporariamente", avisa.




Reportagem completa:


Elaborado por:
Juliana Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário