sexta-feira, 12 de março de 2010

Convergência de Mídia - Comercial Guaraná Antartica - Mico do Ronaldo


Convergência de Mídia - Comercial Guaraná Antartica - Mico do Ronaldo





E Finalmente temos um exemplo de comercial nacional de expressão na convergência de mídia TV para a internet. Só para contextualizar, para mim convergência de midia é:


Utilização de diversos veículos de comunicação, de forma organizada e integrada, para transmitir uma mensagem com um objetivo determinado.

Existem diversos casos bem sucedidos de convergência de mídia e me vem à mente, agora enquanto eu escrevo, o seriado americano Gossip Girl. No site da série é possível assistir alguns episódios completos e o público pode interagir e participar do diário e do blog da protagonista, que na verdade é a narradora oculta de todos os episódios (até onde meu “profundo conhecimento” da série me permite descrever, rs..).

Penso também nos exemplos da Globo, como o Geral.com (programa para o público teen) e principalmente a Novela Viver a Vida, com o Blog da Luciana. Nesse último, a protagonista da novela, que sofreu um acidente onde perdeu o movimento das pernas, resolve criar um blog na trama para contar suas experiências. O bacana nesse caso é que o blog realmente existe na internet e os comentários dos internautas são lidos em alguns capítulos.


logo_guarana-450x304 Convergência de Mídia - Comercial Guaraná Antartica - Mico do Ronaldo




Voltando ao comercial do Guaraná Antártica



Para quem ainda não viu, o filme de 30 segundos está passando em horário nobre na Globo. Ronaldo gordo Fenômeno aparece na piscina com um grupo de amigos e pede para o garçom trocar o refrigerante normal pela versão Guaraná Zero. O Garçom então explica que ele já está bebendo a versão zero, mas Ronaldo não acredita. Fica resolvido então, através de uma aposta, que se o garçom estiver certo Ronaldo vai pagar um mico (pagar uma prenda).



O grande diferencial do comercial é que para decidir o final, ou seja, qual o mico que o Ronado vai pagar, o público deve acessar o hotsite do comercial e votar no final mais engraçado.


Hotsite Guaraná - Aposta do Ronaldo


Hotsite Guaraná - Aposta do Ronaldo




Fazendo uma análise rápida, eu achei que o horário de exibição do anúncio, antes e depois do Big Brother Brasil 10 foi uma boa escolha, primeiro porque o público já está acostumado a usar a internet para interagir e depois, por coerência, pois o refrigerante patrocinou algumas provas no programa (Relembre a cena do Dicesar gritando “Cagalho” na prova do Guaraná).

Acho importante também para uma marca que tem mais apelo ao público jovem fazer uso da convergência de mídia. Gostei também da sacação da dificuldade que o Ronaldo tem em manter o peso, pois ele realmente seria um cara que se beneficiaria do consumo de refrigerantes de baixa caloria.



Pontos negativos?

Percebi alguns problemas e melhorias que a agência podia ter se preocupado um pouco antes de lançar:

1 - Tempo de carregar o site

O site do Guaraná e o hotsite estavam demorando muito para abrir no horário do comercial. Será que sempre teremos esse problema?

2 - Mico do Ronaldo

Pô.. não tinha outra coisa pra propor pro Ronaldo? Será que ser pego com 3 travestis em um motel já não é mico suficiente?

3 - Ei, cadê você hotsite da promoção? Eu quero votar!

Eu não entrei no site logo depois que o comercial foi ao ar e 10 minutos depois já tinha esquecido o endereço da promoção. Procurei no Mestre e Google e… NADA. Acho que numa ação de convergência de mídia assim o mínimo seria ter uma preocupação com SEO ou comprar alguns termos chaves em links patrocinados.

4 - Será que tem problema não ser politicamente correto?

Eu não entendo muitas vezes o que é esse termo “politicamente correto”. Tem um monte de frases e comportamentos que são “ofensivos” , mas ter 2 micos que são “se fantasiar de garçom” e “vestir uma peruca Black Power” não seria diminuir uma classe de trabalhadores e uma característica da raça negra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário