terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fidelização Online


Atualmente, as empresas independemente da sua àrea de atuação sofrem muito com a concorrência, seja ela direta ou indireta. A melhor saída para não sofrer, é o diferencial. Para isso, as companhias estão adotando estratégias para conhecer o seu cliente e segmentar serviços e produtos conforme as demandas específicas de cada um.

Segundo Daniel Domeneghetti, sócio-fundador da E-Consulting Corp. e Chief Executive Officer (CEO) da DOM Strategy Partners, prever os comportamentos, hábitos e atitudes dos consumidores é importante para estreitar laços que permitam à empresa extrair ao máximo, como: situação socioeconômica, interesses, necessidades, hobbies, etc. Com essas informações, a empresa pode mapear o comportamento de valor que cada um deles pode gerar. “Entender o perfil de seu cliente é vital para que ele se sinta valorizado, reconhecido e tenha suas necessidades e expectativas atendidas, o que significa saber quem ele é, sua idade, profissão, estado civil, o comportamento de seus consumidores nos ambientes on-line, entender seus perfis de navegação, consumo e interesse, relacioná-los com o tipo de produto ou serviço a ser ofertado e segmentar ações”, avalia Daniel.

É nessa hora, que entra a internet. Ela oferece muitas opções para conseguir informações dos seus clientes e, a partir disso, começar o trabalho de fidelização. Existem algumas ferramentas que podem colaborar no trabalho de fidelização online de um cliente:
- Solicitar cadastros em seu site - Uma boa tática para incentivar o cadastramento é oferecer vantagens, como: quem se cadastra concorre a prêmios, promoções, pode fazer um download gratuito, etc.

- Redes Sociais - monitorar comunidades é fundamental para qualquer empresa. Ela oferecem a oportunidade para ter um diálogo com o seu consumidor, com isso, estreitar os laços , e aproveitar essa troca para efetivar ações que se tornarão diferenciais de vendas no dia-a-dia. Outra idéia interessante é aproveitar a febre dos Blogs que tomou conta da internet para criar espaços onde o cliente possa opinar sobre sua empresa, como os blogs corporativos, em que há interação entre cliente e organização.

- Newsletter - Envio de Newsletters semanais ou quizenais com assuntos de interesse do cliente (Esses interesses já foram pré-determinados quando ele preencheu o cadastro).

Essas são só algumas ações que ajudam na fidelização de cliente, mas o mais importante sempre é o bom e velho relacionamento das empresas com os seus clientes.

ELABORADO POR:
Lourenço Gadelha
Raphael Rocha
Marcelo Lemos

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